TJMG e Itaú Asset discutem cenário econômico e perspectivas para fundos de investimento
- DIRFIN

- 12 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2025

Na tarde desta terça-feira (12), a equipe da Itaú Asset Management reuniu-se com gestores, assessores e coordenadores da Diretoria Executiva de Finanças - DIRFIN. O encontro, que contou com a presença do diretor da DIRFIN, Eduardo Codo, teve como foco a atualização do Cenário Econômico global e nacional, com objetivo de analisar os prováveis impactos no mercado financeiro e consequentes volatilidades nos preços dos Títulos Públicos que compõem a carteira dos fundos de investimentos.
Durante a apresentação, os especialistas do Itaú Asset traçaram um panorama da economia mundial, abordando a situação dos Estados Unidos, China e Brasil. Entre os pontos discutidos, destacaram-se as medidas econômicas adotadas nos EUA pós-posse de Donald Trump, incluindo políticas de juros, taxação sobre importações, inflação, comércio exterior, câmbio e o impacto do dólar no mercado global. No contexto brasileiro, foram analisados indicadores como PIB, mercado de trabalho, política monetária, IPCA e projeções fiscais para os próximos anos.
A equipe do Itaú Asset ressaltou as tendências para os próximos anos, apontando que o Brasil pode caminhar para um cenário de redução da taxa de juros apenas em 2027, o que trará reflexos diretamente nos fundos de investimentos. Essa situação exigirá muita cautela e acompanhamento direto das movimentações dos papeis, a fim de evitar perdas e aproveitar oportunidades de ganhos.
Para Matheus Fernandes, da área comercial da Itaú Asset, a reunião teve um papel estratégico ao aproximar os colaboradores do TJMG às dinâmicas do mercado financeiro. “Essa aproximação possibilita não apenas uma visão mais atualizada do Cenário Econômico, mas também a capacitação de equipes de outros setores da DIRFIN, permitindo que todos se inteirem do assunto”, destacou.
''O encontro reforçou a importância da Gestão Ativa para aumentar as receitas do TJMG, com foco na estabilidade e rentabilidade dos investimentos. A programação é de que novas reuniões sejam realizadas periodicamente para acompanhar as mudanças no cenário econômico e ajustar as estratégias, conforme necessidade'', destacou Elizete Augusta, do Núcleo de Governança Financeira - NGF e idealizadora do encontro.
Participaram também Cyro Santos do Banco Itaú em Belo Horizonte e Antonio Zanchetta e Mateus Hachul. da Itaú Asset de São Paulo, em vídeo.




Comentários