top of page

Eduardo Codo Lidera Implementação do Comitê Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário ao Consepre em Santa Catarina

  • Foto do escritor: DIRFIN
    DIRFIN
  • 31 de mar. de 2025
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de mai. de 2025

Eduardo Cordo deu o start para a implementação do Comitê Permanente de Assessoramento de Orçamento e Finanças em Santa Catarina
Eduardo Cordo deu o start para a implementação do Comitê Permanente de Assessoramento de Orçamento e Finanças em Santa Catarina

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi palco de um evento histórico na última quinta-feira (27), que oficializou a criação do Comitê de Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário ao Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O encontro, que reuniu presencialmente 21 gestores de finanças de Tribunais de todo o Brasil e a participação de cerca de 70 pessoas online, teve como protagonista o Diretor da DIRFIN do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Eduardo Codo.


O evento contou também com o protagonismo do Diretor de Finanças do TJSC, Eduardo Cardoso, que criou as condições operacionais e logísitcas para a materialização do projeto, reunindo ainda em sua primeira edição, grande parte gestores financeiros de vários tribunais do país. A dedicação de ambos os Eduardos à criação e implementação do Comitê é um marco para a melhoria da gestão financeira no âmbito do Poder Judiciário nacional.


O Comitê tem como objetivo principal oferecer suporte contínuo à administração financeira dos tribunais, promovendo uma troca constante de ideias e soluções para os desafios orçamentários e financeiros enfrentados pelas cortes em todo o Brasil. “A nossa missão é alavancar a capacidade de financiamento e fomentar a interação entre as instituições”, afirmou Codo, durante a primeira parte da reunião.


Os gestores elaboraram uma proposta para criação do Comitê Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário, órgão auxiliar e de característica consultiva, a ser submetida ao escrutínio do Consepre, que também realizou encontros nos dias no lançamento do projeto. O comitê será presidido pelo diretor de Orçamento e Finanças do Tribunal catarinense, Eduardo Cardoso Silva, e terá como secretário executivo, Leonardo Honório Rodrigues, gerente da GEREC.


O evento proporcionou uma oportunidade única para discutir temas cruciais como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), depósitos judiciais, arrecadação, despesas e folha de pagamento. A proposta é fortalecer a governança financeira e construir soluções compartilhadas para os problemas comuns enfrentados pelos tribunais de todo o país. Codo também destacou a importância de materializar o projeto e formalizar a estrutura do Comitê, com a criação de um Regimento Interno que consolidará seu funcionamento dentro das diretrizes do Consepre. “Precisamos ter em mente que o Comitê precisa ser perene, com protagonismo razoável, mas produzindo resultados e gerando valor'', disse o diretor, transmitindo confiança nos frutos que o comitê trará.


Leonardo Honório, que também participou do evento, foi eleito Secretário Executivo do Comitê.
Leonardo Honório, que também participou do evento, foi eleito Secretário Executivo do Comitê.

Gestores de Finanças Compartilham Demandas e Desafios


Eduardo Cardoso do TJSC e Eduado Codo do TJMG conduziram a 1ª reunião do CPAOF.
Eduardo Cardoso do TJSC e Eduado Codo do TJMG conduziram a 1ª reunião do CPAOF.

Na sequência do encontro, gestores financeiros de tribunais de estados como Paraíba, Maranhão, Piauí, Pará e Bahia reconheceram o esforço conjunto de Minas Gerais e Santa Catarina na implementação do Comitê. O evento possibilitou a construção de boas práticas e a troca de experiências, fundamentais para a melhoria da gestão financeira nas diversas cortes.


A programação teve encerramento na sexta-feira, (28/03), nas dependências do Fórum Rid Silva. O tema em pauta foi a apresentação do Sistema de Depósitos Judiciais em âmbito nacional, o SIDEJUD NACIONAL. Ao final do encontro, foi divulgada pelo COmitê, a Carta de Florianópolis, com as principais deliberações deste primeiro encontro.  


''Com o apoio de todos os envolvidos, a iniciativa promete gerar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos tribunais no país'', concluiu Eduado Codo.



Fonte: Com informações da NCI/Assessoria de Imprensa

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

CONTA DIRFIN

Nosso Canal de Comunicação Interna

Assine para receber nosso Informativo

Obrigado pela sua assinatura!

Conta Dirfin por Renata Mota

Email: renata.silva.mota@tjmg.jus.br

Telefone: (31) 3207.7978

© 2024 Criado por Renata Mota / Jornalista 

bottom of page