Eduardo Codo Lidera Implementação do Comitê Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário ao Consepre em Santa Catarina
- DIRFIN

- 31 de mar. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2025

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi palco de um evento histórico na última quinta-feira (27), que oficializou a criação do Comitê de Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário ao Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O encontro, que reuniu presencialmente 21 gestores de finanças de Tribunais de todo o Brasil e a participação de cerca de 70 pessoas online, teve como protagonista o Diretor da DIRFIN do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Eduardo Codo.
O evento contou também com o protagonismo do Diretor de Finanças do TJSC, Eduardo Cardoso, que criou as condições operacionais e logísitcas para a materialização do projeto, reunindo ainda em sua primeira edição, grande parte gestores financeiros de vários tribunais do país. A dedicação de ambos os Eduardos à criação e implementação do Comitê é um marco para a melhoria da gestão financeira no âmbito do Poder Judiciário nacional.
O Comitê tem como objetivo principal oferecer suporte contínuo à administração financeira dos tribunais, promovendo uma troca constante de ideias e soluções para os desafios orçamentários e financeiros enfrentados pelas cortes em todo o Brasil. “A nossa missão é alavancar a capacidade de financiamento e fomentar a interação entre as instituições”, afirmou Codo, durante a primeira parte da reunião.
Os gestores elaboraram uma proposta para criação do Comitê Permanente de Assessoramento Financeiro e Orçamentário, órgão auxiliar e de característica consultiva, a ser submetida ao escrutínio do Consepre, que também realizou encontros nos dias no lançamento do projeto. O comitê será presidido pelo diretor de Orçamento e Finanças do Tribunal catarinense, Eduardo Cardoso Silva, e terá como secretário executivo, Leonardo Honório Rodrigues, gerente da GEREC.
O evento proporcionou uma oportunidade única para discutir temas cruciais como a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), depósitos judiciais, arrecadação, despesas e folha de pagamento. A proposta é fortalecer a governança financeira e construir soluções compartilhadas para os problemas comuns enfrentados pelos tribunais de todo o país. Codo também destacou a importância de materializar o projeto e formalizar a estrutura do Comitê, com a criação de um Regimento Interno que consolidará seu funcionamento dentro das diretrizes do Consepre. “Precisamos ter em mente que o Comitê precisa ser perene, com protagonismo razoável, mas produzindo resultados e gerando valor'', disse o diretor, transmitindo confiança nos frutos que o comitê trará.

Gestores de Finanças Compartilham Demandas e Desafios

Na sequência do encontro, gestores financeiros de tribunais de estados como Paraíba, Maranhão, Piauí, Pará e Bahia reconheceram o esforço conjunto de Minas Gerais e Santa Catarina na implementação do Comitê. O evento possibilitou a construção de boas práticas e a troca de experiências, fundamentais para a melhoria da gestão financeira nas diversas cortes.
A programação teve encerramento na sexta-feira, (28/03), nas dependências do Fórum Rid Silva. O tema em pauta foi a apresentação do Sistema de Depósitos Judiciais em âmbito nacional, o SIDEJUD NACIONAL. Ao final do encontro, foi divulgada pelo COmitê, a Carta de Florianópolis, com as principais deliberações deste primeiro encontro.
''Com o apoio de todos os envolvidos, a iniciativa promete gerar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos tribunais no país'', concluiu Eduado Codo.

Fonte: Com informações da NCI/Assessoria de Imprensa



Comentários