Encontros estratégicos entre DIRFIN, CGJ e 1ª Vice-Presidência impulsionam eficiência e cooperação
- DIRFIN

- 16 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2024

A DIRFIN, a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e a 1ª Vice-Presidência têm realizado encontros estratégicos para fortalecer suas atividades e integrações institucionais. Esses encontros são pautados pela Agenda de Compromisso 2024.
A primeira reunião com o 1ª Vice-Presidente, Desembargador, Marcos Lincoln dos Santos, ocorreu no início de novembro, e contou com a participação do diretor da DIRFIN, Eduardo Codo, do assessor José Carlos Alves e Luíza Valgas (GEREC), resultando em diversos desdobramentos com o objetivo de ampliar a cooperação entre as áreas e promover melhorias nos processos financeiros e administrativos.
Para Eduardo Codo, esses encontros são importantes para dar celeridade aos projetos em comun entre à DIRFIN , a Corregedoria e a 1ª Vice-Presidência.
Outra reunião importante foi realizada com o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, na última terça-feira (10), e também contou com a participação do Eduardo Codo, do assessor José Carlos Alves, Viviane Cafaro (GEFID) e Leonardo Honório (GEREC) e, ainda, da presença do Superintendente Adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, Juiz Guilherme Lima Nogueira da Silva.
Leonardo Honório, gerente da GEREC acredita que a reunião foi muito positiva, sobretudo por aproximar DIRFIN e CGJ em assuntos que possuem intercessões. ''A receptividade foi ótima e, como disse o Eduardo durante a reunião, o objetivo é sermos mais pragmáticos com as entregas, o que certamente pontencializará resultados institucionais'', disse.
Para Viviane Cafaro, gerente da GEFID, área de negócio responsável pela construção do SIDEJUD, pela magnitude e complexidade do Sistema de Depósitos Judiciais é imprescindível contar com profissionais comprometidos com os objetivos institucionais e motivados a somar esforços. ''É essencial destacar a valiosa contribuição dos nossos colegas da área judiciária, cujos compromissos têm sido fundamental para que o SIDEJUD seja capaz de atender plenamente às necessidades de todos os envolvidos'', destacou.
As reuniões abordaram pautas importantes para o aprimoramento da gestão financeira do TJMG, entre elas:
Módulo de Custas do Eproc
· Integração do GFO, em construção pela Prodemge e DIRFOR, com outras soluções tecnológicas do TJMG, pensando nas Etapas da Receitas (Previsão, Lançamento, Arrecadação e Recolhimento).
Aprimoramento da Fiscalização e Cobrança das Custas Judiciais
· Ações de qualificação profissional, de aparelhamento tecnológico e informacional, atualização normativa, visando o aprimoramento da arrecadação.
Gestão de Créditos do TJMG e a integração com órgãos externos
· Construção e implementação de novo fluxo, visando a padronização e unificação de linguagem para os processos de trabalho a cargo da CGJ que resultem na formação de créditos a favor do TJMG.
Retomada da Revisão da Portaria Conjunta nº 984/PR/2020 (Restituições)
· Retomada das interlocuções entre ASJUR/CGJ e ASFIN para elaboração da norma.
SIDEJUD
· Fortalecimento de integrantes da 1ª instância, a fim de envolvê-los na construção das funcionalidades do sistema que afetam os processos de trabalhos no âmbito do judiciário.
Proposta para Depuração da Base de Dados de Depósitos Judiciais
· Elaboração do formulário eletrônico na Rede TJMG, solicitando-se, ademais, acesso à GEFIS e ao CEJUR à ferramenta que permite a confirmação de dados extraídos dos relatórios para limpeza da base de dados.
Resolução nº 1.053/2023
. Aprimoramento da normativa e necessidade de esclarecimentos quanto à mudança da CORAC para a estrutura administrativa da 1ª Vice-Presidência -
Essas iniciativas visam garantir a transparência, a otimização de processos e uma gestão financeira cada vez mais eficiente no âmbito da DIRFIN, refletindo positivamente tanto na área judiciária quanto para o jurisdicionado.



Comentários