top of page

ASFIN/DIRFIN presente em evento do TRT-2 sobre eSocial, EFD-Reinf e demais sistemas de escrituração digital em São Paulo

  • Foto do escritor: DIRFIN
    DIRFIN
  • 20 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de ago. de 2025


Nos dias 13 e 14 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) em São Paulo, sediou evento que reuniu especialistas da Receita Federal, Auditores Fiscais do Trabalho e gestores públicos de diferentes estados. O encontro promoveu discussões sobre os impactos da implantação dos sistemas de escrituração digital e suas implicações para a Administração Pública direta e indireta.

 

Durante o evento, foi ressaltado a importância do E-Social e da EFD-REINF na integração das escriturações e lançamento de informações de ordem previdenciárias, trabalhistas e tributária, fato que facilitou a eliminação de duplicidades de informações. Foram apresentados os principais eventos do eSocial e da EFD-Reinf, além dos desafios enfrentados pelos órgãos públicos no processo de adaptação. Também foi enfatizada a importância da cooperação entre áreas técnicas, administrativas e jurídicas, destacando a necessidade de mudança cultural e modernização da gestão pública.


O TJMG foi representando por colaboradores da COPAG/DEARHU, Cáthia Aparecida Miranda Guimarães, da COSERG/DIRSEP, Irani Ribeiro e Cinara Bastos Hilarino e por colaboradores da ASFIN/DIRFIN, Tamyris de Souza e Filipe Filgueiras (Foto).


Para Tamyris, a capacitação foi importante para aprimoramento das atividades desempenhadas em seu setor de atuação:


“A ASFIN tem uma ligação com os temas discutidos no evento, já que é responsável por acompanhar e garantir a regularidade jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa dos CNPJs do TJMG, além de prestar informações e emitir certidões nos sistemas. As apresentações sobre o eSocial, a EFD-Reinf e a DCTFWeb mostraram como essas ferramentas impactam diretamente a forma de prestar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Por isso, é fundamental que as áreas responsáveis pela gestão de pessoal, contratos e repasses se adaptem a essas mudanças, garantindo conformidade legal, mais transparência na execução orçamentária e alinhamento às boas práticas de governança e controle.”

 

Enquanto Filipe destacou que, além de servir como fonte de aprendizado, eventos dessa envergadura permitem trocas de experiências entre os diversos órgãos e empresas do setor público:


“Ter a oportunidade de participar deste curso contribuiu sobremaneira para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos sistemas de escrituração digital eSocial e EFD-Reinf. O curso foi inteiramente voltado as obrigações tributárias acessórias, previdenciárias e trabalhistas destinadas ao setor público e contou com a participação de representantes de órgãos e empresas federais, estaduais e municipais. Tinham pessoas provenientes de todos os Estados da Federação o que contribuiu para promover troca de informações sobre a matéria. Não posso me esquecer de registrar que as palestras foram ministradas por Auditores Fiscais do Trabalho, servidores do INSS e programadores que em sua grande maioria são responsáveis pela criação e implantação do E-Social e da EFD-REINF”.

O evento reforçou a importância de capacitações técnicas que aproximam servidores das práticas mais atuais em gestão pública, garantindo mais eficiência, transparência e alinhamento às exigências legais.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

CONTA DIRFIN

Nosso Canal de Comunicação Interna

Assine para receber nosso Informativo

Obrigado pela sua assinatura!

Conta Dirfin por Renata Mota

Email: renata.silva.mota@tjmg.jus.br

Telefone: (31) 3207.7978

© 2024 Criado por Renata Mota / Jornalista 

bottom of page